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segunda-feira, 24 de abril de 2017

Teste de Software na Escola Secundária Francisco de Holanda

Depois de idealizar, projetar e conceber o jogo "Conhecer Guimarães" os nossos alunos (os nossos PROGRAMADORES) foram desafiados para a etapa final de concepção de software - Teste e Ajustes!

Para que a atividade tivesse um caráter lúdico, mas exigente, organizamos um campeonato para todos os alunos dos 3º e 4º anos das escolas de Santa Luzía e da Pegada. Todos foram convidados a jogar o jogo concebido por turma. Os 3 melhores de cada turma foram à grande final e os vencedores da final (por anos) ganharam um kit Lego.

Os objetivos, como tem sido hábito nas atividades que organizamos no âmbito da programação e robótica, são:
- promover a articulação curricular;
- aumentar a auto-estima dos alunos através de atividades exigentes, mas adequadas à sua faixa etária;
- promover o convívio entre alunos e a competição saudável;
- estimular os alunos para as literacias do século XXI (programação, robótico, uso de novas tecnologias e ferramentas web...)
- fomentar o trabalho cooperativo como forma de integração, de democratização e de valorização das competências individuais.

Entendemos que estes objetivos são verdadeiras literacias para o futuro!

Os alunos jogaram, competiram, ganharam. Mas ficamos surpreendidos porque mesmo em clima de jogo e de competição, souberam anotar os erros existentes, dar sugestões de novas questões, sugerir alterações nas questões colocadas, avaliar de forma genérica o jogo produzido. Não param de nos surpreender! 









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